Os Idosos e as quedas

 

 

Você sabia que por volta de 30% dos idosos com 60 anos ou mais caem ao menos uma vez ao ano? Cair gera problemas funcionais nas atividades da vida diária, no trabalho e no lazer, se não bastasse isso, cerca de 40.000 idosos morrem por ano por causa de quedas, sendo que, quanto mais idoso mais as chances de acidente.

São muitas as causas das quedas que vão desde disposição de mobílias na casa, passando por musculatura frágil , chegando até as medicações, e um exemplo é o uso constante de benzodiazepínicos, antidepressivos e neurolépticos, além de outros possíveis medicamentos, tais como, anti-hipertensivos, diuréticos e estatinas que potencializam a interação medicamentosa e que levam a instabilidade postural do paciente.

Segundo estudos a melhor forma de prevenção é a atividade física, associada a intervenções psicoeducacionais e modificações nos ambientes frequentados pelos idosos.

Fazer atividades físicas especificas para idade, ajuda o indivíduo a ganhar força muscular e melhora o equilíbrio e a marcha, fatores fundamentais para prevenção de quedas. Alguns estudos ainda apontam a dança social como aliada do idoso.

Portrait of happy senior woman practicing yoga outdoor with fitness class. Beautiful mature woman stretching her arms and looking at camera outdoor. Portrait of smiling serene lady with outstretched arms at park.

Ter aulas expositivas, oportunidade para esclarecer dúvidas, compartilhar em grupos seus medos e anseios, conversar sobre temas específicos como risco de quedas, suas consequências e forma de prevenção; doenças e mudanças na saúde; como melhorar o ambiente doméstico; que tipo de calçados escolher e como se alimentar, são também fatores preventivos à quedas.

Um dado interessante é que estimular a memória do idoso também ajuda a aumentar sua capacidade de equilíbrio, logo diminuí as possibilidades de cair, segundo estudos realizados, nesse sentido trabalhar as funções executivas, resolução de problemas e atenção tornou-se um grande aliado a saúde física do idoso.

Por tudo isso, o Residencial Splendore disponibiliza salas adequadas para todas as atividades que ajudam no desenvolvimento do corpo e da mente, além de um jardim maravilho com pista de cooper e piscina adaptada com rampas

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *