O Idoso e as relações sociais

 

Ao contrário do que se é pensado, estudos apontam que a qualidade de vida do idoso aumenta quando ele está inserido em um grupo de semelhantes, em uma pesquisa feita recentemente com idosos institucionalizados, ou seja, que conviviam com iguais, na qual foi aplicada um teste sobre qualidade de vida elaborado pela Organização Mundial de Saúde, o Whoqol-bref, o idoso avaliou como boa sua qualidade de vida, sendo que as maiores notas foram no setor das “relações sociais”.

Pertencer ao grupo é uma necessidade que temos desde nossas primeiras horas de vida, estar envolvidos em projetos e ter objetivos claros para cada etapa da vida também, portanto, buscar um grupo onde nos sentimos queridos e acolhidos é de fundamental importância. Sendo assim o idoso que reside na casa de filhos, podem sentir-se solitários e depressivos, por mais atenção que receba, isso se deve ao fato deles não se verem espelhados no grupo ao qual está inserido.

Contar histórias do tempo de infância, falar das vitórias e medos, ouvir e cantar músicas da época são hábitos necessários, mas nem sempre possível num ambiente familiar. A família normalmente tem pouco tempo para ouvir repetidas vezes os ocorridos do passado por conta das vidas atribuladas dos seus integrantes,  sendo o idoso um ser pensante, ele percebe e acaba  se sentindo atrapalhando ou humilhado.

Essa dinâmica acontece muitas vezes sem que nem o idoso e nem a família se dê conta, somente quando questionados sobre seus afazeres e a vida, normalmente já em consultórios apresentando sintomas psicossomáticos é que o idoso relata estar sempre muito bem cuidado, mas não muito feliz. O fato é que as pesquisa já comprovaram que os seres humanos esperam reciprocidade e não só atenção e com o idoso não é diferente.

Aqui no Splendore desenvolvemos atividades que ajudam o idoso a resgatar sua história, além disso, compartilhar com o grupo e se ver como igual. Aqui ele não precisa morar, pode passar o dia, aproveitar a paisagem e todas as atividades, se expressar sem medo e sem censura, por a mão na terra  e o pé no chão, aprender coisas novas e ensinar, dividir e juntar as emoções, enfim viver com autenticidade a realidade da sua vida.

Group Of Senior Retirement Exercising Togetherness Concept

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *