Treino de Marcha para Idosos no Splendore

Um dos principais problemas relacionados a idosos são as quedas.

As quedas são causadas por falta de equilíbrio, contudo a falta de equilíbrio tem diversas causas – vamos destacar um dos principais captores que intervém no ajustamento postural, o pé.

O desenvolvimento normal do passo se faz sobre a borda lateral do calcanhar pra estabilizar e depois sobre os metatarsos para desacelerar e então se transfere o passo em apoio sobre o halux.

Se observarmos a marcha dos idosos percebemos que são passinhos curtos onde o pé não chega a desacelerar o passo. A desaceleração acontece após o calcanhar tocar o chão e é o momento que os diversos ossinhos que temos no pé se esparramam pelo piso, usando a reação do solo e desacelerando o movimento para em seguida transferir o passo em apoio sobre o halux.

É de suma importância  trabalhar essa desaceleração com os idosos para que os pés tenham um contato maior com o chão e através dos seus inúmeros proprioceptores poderem situar as diferentes partes de nosso corpo em relação ao conjunto em uma determinada posição do espaço.

Edilson J Ferraes   Cref 088841-G/SP

parceiro do Residencial Splendore

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *