Alongamento para idosos no Splendore

Não há nada melhor do que começar o dia com disposição!
Você sabia que o simples ato de se espreguiçar já traz muito prazer, bem estar e energia? Imagine então o que um exercício de alongamento, guiado por um profissional, pode fazer. Além de aumentar a flexibilidade muscular, ainda reduz os pontos de tensão e colabora para o aumento do equilíbrio, o que contribui para a redução de quedas em idosos. O alongamento é uma atividade física de baixo risco e impacto, ou seja, é altamente recomendada para pessoas com idade avançada, mesmo que estas tenham movimentos comprometidos por doenças, como artrite e artrose. Nosso maior objetivo aqui no Splendore é a melhora da qualidade de vida. E, para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar especializada. Venha para o Splendore! splendore-se

A auto-estima permite a auto-realização e promove a saúde principalmente nos idosos do Splendore

Todos sabemos que a auto-estima permite a auto-realização e promove a saúde em qualquer idade.
Na terceira idade não é diferente, pelo contrário, uma baixa auto-estima pode agravar quadros de saúde do idoso. Como eles são mais reclusos e tendem a se isolar de determinados eventos sociais, criando um mundo próprio, pode ocorrer solidão, falta de alguém para conversar e baixo ritmo de atividades, sejam elas mentais ou físicas.
Portanto, as maiores indicações para que um idoso não sofra de baixa auto-estima passam por dar atenção a ele, conviver, conversar, leva-lo para atividades fora de casa. Por mais que a pessoa idosa tenha a falsa impressão de que está incomodando, é sempre importante deixar claro que ela não está.
Assim, é fundamental encontrar uma atividade interessante e prazerosa para o idoso, que não exija muito esforço físico, mas que estimule o cérebro e o corpo.
E sabe um lugar onde você encontra tudo isso? Aqui no Residencial Splendore! A nossa equipe multidisciplinar é especializada e preparada para atender a população da melhor idade. Agende uma visita e venha nos conhecer ?
Aqui, quem você ama está 24 horas bem cuidado!

Atividade física, piscina e idoso combina muito bem no residencial Splendore!!!!

A prática de uma atividade física, no meio aquático torna o idoso mais apto e mais saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida devido aos vários benefícios que ela oferece. Você sabe quais são?

Atividades aquáticas como a natação e a hidroginástica, trazem como principais benefícios o fortalecimento dos músculos e a                       me  

lhoria do sistema respiratório, além de terem como vantagem o impacto reduzido devido à água. Nadar é um exercício aeróbico que protege as articulações e trabalha o fluxo sanguíneo.

E aí gostou?

O melhor é que aqui no Splendore proporcionamos e isso e muito mais, sempre com acompanhamento de uma equipe profissional especializada.

Horta, um beneficio incrível para o idoso do Residencial Splendore

Cuidar de uma horta é uma tarefa que traz inúmeros benefícios aos idosos, estimula a memória, a capacidade física, cognitiv

a e criativa.
Em países como a Colombia já são realizados há tempos
projetos que promovem a integração dos idosos com hortas.
Seguindo esse caminho, aqui no Splendore, o cuidado da nossa hortinha faz parte das atividades diárias do residencial. Nosso objetivo é proporcionar ao idoso a possibilidade de sentir-se ativo novamente. ?

Vacina no Residencial Splendore para idosos é levada a sério

Além dos hábitos saudáveis e de higiene, a vacinação ainda é a melhor forma de se evitar doenças infectocontagiosas. ?

O objetivo das vacinas é estimular o sistema imunológico do indivíduo para que ele passe a reconhecer um determinado microorganismo, maléfico, para assim, combate-lo expulsando do organismo. ? Nesse processo são produzidas células chamadas “de memória”, estás permanecerão no corpo do indivíduo para sempre. O que isso tem de bom? A próxima vez que esse mesmo microorganismo entrar em contato com nosso corpo, a produção de anticorpos será muito mais rápida. E, assim, o combate ao corpo estranho ocorrerá de forma muito mais eficiente e rápida. ??

O programa de vacinação brasileiro conta com um calendário de vacinação para cada fase da vida, sendo que todas são monitoradas e autorizadas pela ANVISA.

Na terceira idade as principais vacinas recomendadas são:
✅ Herpes zoster
✅ Difteria
✅ Meningite meningocócica
✅Febre amarela
✅Tétano
✅Influenza

Quem não se vacina, coloca a saúde própria e de seus familiares em risco, além de contribuir para o aumento da circulação de doenças.

Nós do Splendore contamos com uma equipe multidisciplinar que está aqui para orientar e sanar quaisquer dúvidas em relação a isso. ?

Dia histórico no Splendore: vacina contra COVID-19 para nossos idosos e profissionais.

Desde o início da Pandemia fomos obrigados a mudar vários hábitos, principalmente relacionados a nossa higiene.

 

Depois de muita espera, a vacina chegou no Splendore, porém precisamos lembrar que a situação ainda não foi resolvida.

 

Os estudos indicam que apenas quando uma parcela  significativa da população estiver vacinada, a circulação  do corona vírus diminuirá.

 

 

 

Por isso, mesmo com nossos profissionais, funcionários e hóspedes vacinados, as medidas de segurança continuarão a serem tomadas.

 

Nós, do Splendore, continuamos seguindo todos os  protocolos de segurança para proteger nossos idosos.

Continuem se protegendo !

Juntos vamos sair dessa ???

A história de amor entre o Residencial Splendore e os Idosos

O Residencial Splendore nasceu a partir do amadurecimento do Espaço Agir, uma clínica voltada ao bem estar físico e mental de seus clientes. Em seus quase 15 anos de experiência, o Espaço Agir percebeu a necessidade de atender a população idosa, que muitas vezes se defronta com dificuldades de locomoção e a falta de lugares especializados e adaptados.

Construído num espaço de 2.400 metros quadrados, O Residencial Splendore proporcionará aos seus hóspedes a oportunidade de entrar em contato com a terra e animais, podendo passar momentos agradáveis ao ar livre, seja no jardim ou no solarium , além de piscina adaptada e pista para caminhada.

Foram criadas salas temáticas para que os frequentadores possam se inspirar e tirar o melhor proveito das atividades. Também desenvolveremos trabalhos voluntários para instituições carentes, como guardanapos e peças de agulha, como tricô ou crochê. A nossa finalidade, aqui, é que o idoso tenha tudo que precisa e almeja para que seus dias sejam completos e felizes.

Projeto

A idealizadora do Residencial Splendore, Adriana Sartori, é psicóloga do Espaço Agir, doutoranda na Faculdade de Medicina de Jundiaí e mestre em Ciência da Psiquiatria- USP. Atuou como psicóloga no Hospital das Clínicas durante cinco anos, fazendo parte do ambulatório de transtorno do impulso, que trata de portadores de compras compulsivas, jogos patológicos, transtorno explosivo intermitente, amor patológico, transtorno de internet, cleptomania, tricotilomania e automutilação.
Possui formação em Terapia Transpessoal pela IPEC; Especialista em Abuso, Dependência e Compulsão, pela Faculdade de Ciência e Saúde; Master Avatar/ Wizzard pela Star-Edge – EUA; Hipnóloga Ericksoniana pela ACT Institute – EUA; Formação em Cura Reconectiva – Portugal; Constelação Familiar e Empresarial – Alemanha.
É autora do livro “Jogo Patológico: a influência do Ninho Vazio”.

Com uma grande gama de estudos envolvendo a população idosa, Adriana Sartori criou um espaço não só voltado ao tratamento desse grupo, mas um local que procura cultivar a vontade de viver, estimulando a prática de atividades físicas e mentais e o desenvolvimento de hábitos prazerosos, como música e literatura. Além disso, será incentivada a convivência com seus semelhantes, bem como criadas oportunidades de passeios, como shoppings, teatro e cinema,

Jardinagem e Horta para idosos no residencial Splendore

Uma pesquisa feita por Aime Sommerfeld, no Texas-EUA, comprovou que idosos que trabalham em jardins são mais felizes. Um dado muito interessante, não é? Sabe-se que também a atividade é uma aliada no combate a depressão e principalmente ao sedentarismo.

No residencial Splendore, nossos idosos podem fazer isso confortavelmente, em uma horta ou em um canteiro de flores suspensas com  mais de 20 metros de comprimento cada   e que permite a atividade de forma segura e prazerosa.

Já colhemos alface, chicória, beringela, pimentão, tomates e muito mais. as flores estão

lindas . Venham aproveitar a colheita.

E a alimentação do idoso, como vai? Veja como funciona no residencial Splendore

Quando moram sozinhos os idosos geralmente comem uma quantidade menor do que o necessário para manter suas necessidades diárias.

Aqui no Residencial Splendore contamos com uma nutricionista especializada em geriatria para que o cardápio dos nossos moradores e hóspedes seja cuidadosamente elaborado, levando em consideração a idade, as necessidades nutricionais e comorbidades, além disso ajustando, quando necessário, a consistência.

Aqui oferecemos 6 refeições  balanceada para contemplarmos todos os aspectos nutricionais da saúde do idoso, pois consideramos o momento da alimentação um dos mais importante do dia. Buscamos sempre oferecer aos nossos idosos um ambiente harmonioso, comidas frescas, normalmente plantadas e colhidas por eles na horta do próprio Splendore, saborosas e com memoria afetiva.

 

 

 

Marina Storarri

Nutricionista especializanda em geriatria

Treino de Marcha para Idosos no Splendore

Um dos principais problemas relacionados a idosos são as quedas.

As quedas são causadas por falta de equilíbrio, contudo a falta de equilíbrio tem diversas causas – vamos destacar um dos principais captores que intervém no ajustamento postural, o pé.

O desenvolvimento normal do passo se faz sobre a borda lateral do calcanhar pra estabilizar e depois sobre os metatarsos para desacelerar e então se transfere o passo em apoio sobre o halux.

Se observarmos a marcha dos idosos percebemos que são passinhos curtos onde o pé não chega a desacelerar o passo. A desaceleração acontece após o calcanhar tocar o chão e é o momento que os diversos ossinhos que temos no pé se esparramam pelo piso, usando a reação do solo e desacelerando o movimento para em seguida transferir o passo em apoio sobre o halux.

É de suma importância  trabalhar essa desaceleração com os idosos para que os pés tenham um contato maior com o chão e através dos seus inúmeros proprioceptores poderem situar as diferentes partes de nosso corpo em relação ao conjunto em uma determinada posição do espaço.

Edilson J Ferraes   Cref 088841-G/SP

parceiro do Residencial Splendore